Por que as florestas dependem tanto dos pássaros?

“Cientistas brasileiros comprovam uma lógica catastrófica: o desaparecimento de aves maiores da Mata Atlântica leva à diminuição no número, na densidade e na resistência das árvores.”

Resolvi inaugurar o blog com esse vídeo, pois é a demonstração mais clara dos meus objetivos! Trata-se de um estudo feito por pesquisadores brasileiros e publicado em uma das revistas mais conceituadas* do universo acadêmico. Aqui, gráficos, estatísticas e jargões científicos, sobre os efeitos em cascata de alterações no ambiente provocadas pelo homem são apresentados e ilustrados de maneira a atingir um publico bem maior do que os leitores dessa renomada revista! De qualquer maneira, para quem quer se aprofundar no assunto, o trabalho está disponível aqui. Já o havia publicado em minha conta pessoal do Facebook, mas ai vai mais uma vez…

*vale ressaltar que, conceituada, é um termo para outra discussão!!!

Anúncios
Post anterior
Deixe um comentário

3 Comentários

  1. Ótimo assunto, Miralaba. Vida atemporal e próspera para seu blog. Aliás, o assunto me lembrou outro paper bem mais antigo. Empty forests (http://www.biology.ufl.edu/courses/pcb5356/2011fall/kitajima/Redford1992Biosci.pdf). Essa ideia de escrever artigos científicos com linguagem de divulgação é uma tendência dessas grandes revistas multidisciplinares. Mérito do Galetti e colaboradores.
    Bessa e Cristina

    Responder
    • Prezados Bessa e Cristina,

      muito obrigado! meu entusiasmo em divulgação científica surgiu quando entrei no doutorado e a inspiração, de blogs como Cientista S/A e outros que venho acompanhando!
      Quanto ao paper “Empty forest”, boa lembrança! Esse paper que você pôs o link pode ser antigo, mas o assunto ainda é bem recorrente (http://www.researchgate.net/publication/50935517_The_empty_forest_revisited)! Se houvesse uma iniciativa como o vídeo que postei…
      Mantenhamos contato

      Responder
  2. Ah Eduardo! Só pra constar, sou amigo de seu primeiro orientando no MT, Lucas Eduardo dos beija-flores!!! abraço

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: