Prefácio

 

 

 

the_persistence_of_memory_1931_salvador_dali1362679510595

Paradoxalmente, sempre tive vontade de escrever coisas e, no entanto, mesmo com algumas tentativas nunca tive [ou mantive] o hábito de escrever corriqueiramente! Sou biólogo, formado pela Universidade Federal do Pará [UFPA], com mestrado em zoologia e fazendo doutorado na mesma área, no mesmo lugar [Museu Paraense Emilio Goeldi – MPEG]… Escrever é uma atividade inerente do caminho profissional que escolhi [relatórios, TCC, dissertação, resumos, artigos, etc.] e, no entanto, não passa disso: terminologias específicas e técnicas demais para saírem do grupo ao qual me dedico! Desde que entrei na graduação [2005] foram 3 projetos de iniciação científica – o ultimo resultando no meu TCC –, uma dissertação de mestrado e, agora, a tese de doutorado; sempre tratando de aves, taxonomia, biogeografia, evolução e conservação…

O objetivo desse blog? Além de saciar minha vontade de escrever, em primeiro lugar, estou sentindo a necessidade de divulgar meus interesses [leituras, pesquisas e os resultados delas, etc.] num horizonte mais amplo do que o circulo de meus pares na academia. Enfim, de poder conversar com a minha avó [não que ela venha a ler esse blog] sobre minhas pesquisas, o quão fascinante, qual a importância e etc… mais além ainda, em segundo lugar, meus interesses estão muito além de tentar compreender a origem, evolução e manutenção da biodiversidade neotropical; além de tentar entender os padrões de distribuição espacial das espécies [que interessante?!?!].

Vai ser um trabalho difícil, principalmente escrever sobre assuntos tão técnicos à um publico mais amplo… nem sei se vou conseguir nas primeiras tentativas, e, no entanto, aí está o “X” da questão: a prática leva ao melhoramento! Mais do que transmitir conhecimento, espero encontrar uma troca de conhecimento!!! Vamos ver no que vai dar…